Kopke tinto 2003


Deu-me gozo escrever este texto...

Vinho feito a partir das castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca, estagiou 12 meses em barricas de carvalho.


Côr: Ligeiro anel a denotar um certo envelhecimento e centro opaco.


Aromas: Estes aparecem fechados, a não se mostrarem e o mais interessante é que isso foi fantastico, notava-se aromas a fruta preta madura, chocolate e mel, parecia Vinho do Porto...o vinho tinha um ligeiro adocicado já no nariz, sem grande teor de alcool, o que me fascinou...portanto queria ver como era na boca, se ia decepcionar ou não...fico pela segunda, nao decepcionou....


Boca: Elegantissimo, redondo e aveludado, com taninos presentes e tão bem domados, acidez media, e um final suave, guloso, encorpado cheio de elegancia e prolongado, sem exageros de alcool, este vinho fascinou-me!!!


Nota pessoal -> Vão-me desculpar mas tenho que atribuir um 16 a este vinho, pela originalidade e prazer que me proporcionou.

Preço -> E o mais engraçado é que nem chegou aos 4 euros.Excelente relação preço / qualidade.

Niepoort LBV 2001

Este vinho vem catalogado em vários blogs da especialidade e então eu decidi experimentá-lo..

Côr: Vinho retinto, com a predominância da côr vermelha e anel côr de ameixa a suscitar que teve estágio naturalmente.


Aromas: É um vinho portentoso, soltando um ardor quente e picante que nos leva a tirar rapidamente o nariz do copo, é necessário esperar para que o mesmo acalme, mas passado uns minutos ele continua aguerrido. Muita fruta preta a dominar este vinho, assim como notas quimicas, chocolate e especiarias se nos concentrarmos.
Boca: É um vinho explosivo na boca, pujante com excelentes taninos, acidez muito boa e um final guloso e crocante.Final prolongado.Encorpado.

Bouquet: No final ficam as notas quimicas, e a ganhar por isso. Adora estas notas, que quando conjungadas com o resto dos aromas perfazem excelente musica para os nossos ouvidos, assim como a musica, tendo notas bem interligadas fazem melodias que perduram....


Nota Pessoal -> 16/16,5

Preço -> 12 euros

Touriga Nacional


Entre as tintas é a casta mais nobre. O cacho, pequeno e alongado, possui bagos diminutos, arredondados, de tamanho não uniforme, com a epiderme negra-azul revestida de forte pruína; a polpa é rija, não corada, suculenta e de sabor peculiar. É de maturação média e de produção algo heterogénea, sendo esta pequeníssima com relativa frequência e bastante dependente do modo de condução das videiras. Quando usada numa percentagem conveniente, obtêm-se vinhos com bom teor alcoólico, com aromas intensos de elevada complexidade, encorpados, com taninos nobres e susceptíveis de longo envelhecimento.


Potencial
Mostos com teores de álcool provável e acidez médios.
Considerada a melhor casta para elaborar o vinho do Porto tinto.
Dá excelentes vinhos, carregados de côr, muito aromáticos, adstringentes, com frutado intenso. São vinhos de guarda, exigentes em tecnologia que possa torná-los bebíveis ao fim de poucos anos. De melhor envelhecimento que a Touriga Franca.

Olá a todos os enofilos e ?musicologos?:)

Bem há algum tempo atrás surgiu a oportunidade de puder ir vindimar para uma quinta no Douro! Bem hoje isso concretizou-se e vou mais a minha namorada e outro casal para a Quinta de Vargellas da Taylor's, isso mesmo ouviram bem...é que desta quinta sai provavelmente o melhor vinho do porto desta marca...Dia 28 vou rumar lá para por maos ao trabalho..ouvi dizer que é duo mas quem corre por gosto não cansa...
Estes dias também enviei um mail á Sogrape para participar nas vindimas, mas seria mês e meio sem parar a trabalhar e se calhar ia ser complicado aguentar..tive muita pena de não ir, porque a disponibilidade não era a melhor...De salientar que na Sogrape foram muito amaveis para mim, e já agora o meu muito obrigado!!!

Castas e afins!!!

Olá a todos!
Hoje surgiu-me a ideia de falar sobre as castas que existem no nosso país e no estrangeiro, de maneira aprofundada, para que todos saibam quando vão comprar vinho, que tipo de aromas podem encontrar nos vinhos, claro que isto por si só não é suficiente e é aí que entram vários pormenores assim como o enólogo, etc....
Os vinhos apesar de terem determinadas castas podem não adquirir uma boa parte dos aromas a elas associados, os processos pelo qual elas passam, assim como o conceito de terroir podem interagir nos seus aromas.
Fica o repto lançado, não se esqueçam de consultar a informação que vou lançar nos próximos tempos então, seja sobre castas ou outro qualquer conceito associado ao vinho...
Até lá então..
Saudações!!!!!

Casal da Coelheira Branco 2006


Trata-se de um vinho Ribatejano, feito apartir das castas Fernão Pires, Chardonnay e Malvasia.

Aberta a garrafa a mesma libertou vários aromas o que me deixou intrigado, visto que foi vencedor de um premio no “Vinalies d’Argent”.

Apresenta uma cor citrina, ligeiramente esbranquiçada, muita fruta madura, eu diria muito madura isto porque a certo ponto parecia que me cheirava a laranja já em decomposição, aromas adocicados talvez rebuçado, a fazer lembrar um rosé, ligeiro toque vegetal, com pequenas nuances de tabaco e madeira bem integrada num conjunto harmonioso que me encheu de frescura a quando da sua degustação, acidez bem viva mas a faltar um pouco de corpo.

Final moderado, cheio de frescura. Uma bela relação qualidade/preço.


Preço -> quase 4 euros.

Nota pessoal -> 15,5

Adega de Pegões Colheita Seleccionada Branco 2006


Vinho a apresentar uma cor esbranquiçada com ligeiro toque amarelado, linda côr.Feito apartir das castas Arinto, Chardonnay e Antão Vaz.Estagiou em barricas de carvalho cerca de 4 meses.

No nariz é um vinho complexo, com os seus aromas a desvendarem-se conforme o tempo passa, aromas tropicais, citrinos, ligeiro aroma a doces do tipo rebuçado, realmente aparecem vários aromas neste vinho, madeira bem integrada, ligeiro toque vegetal e mineral, com um torrado majestoso a aparecer de fundo tipo a dizer nao te esuqeças que tou aqui, e que bem que ele está:)
Não é um vinho muito encorpado, mas tem uma excelente acidez que dá vivacidade ao mesmo, e que termina aguerrido, com final medio...
Um excelente vinho desta casa das terras do Sado.Completamente aprovado para este Verão que parece que chegou agora...
Nota Pessoal -> 15,5/16..Se tivesse o final mais elegante e prolongado daria o 16,5

Preço -> 2,99 no Jumbo, 3,98 no Feira Nova